Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mais uma de Nietzsche

Certa vez lendo um dos meus livros me deparei com uma “teoria” do meu querido Nietzsche que vira-volta toca em minhas feridas. De começo repudiei a idéia porém com o tempo estou começando a adota-la. Em resumo dizm que as pessoas não amam umas as outras. Pensar que amamos é um equívoco, um erro, diz ele:
“Talvez esteja pensando naqueles que ama. Cave mais profundamente e descobrirá que não ama a eles: ama isso sim as sensações agradáveis que tal amor produz em você! Ama o desejo, não o desejado. (…) Ninguém deseja... ajudar os outros; pelo contrário, as pessoas desejam apenas dominar e aumentar seu próprio poder.”

Um comentário:

  1. Faço uma associação entre Kant e Nietzsche... Kant diria que não amamos a pessoa, mas sim o fenômeno, a representação que temos delas... Acredito que amar é desvendar o fenômeno... Se é verdade que amando estou envolta por sensações e fantasias que são minhas, também é verdade que há uma "coisa em si" que a provoca... Não são provocadas por qualquer um... Então, sim, a minha fonte de amor é uma "coisa em si" exterior a mim, que eu amo e quero dsvendar em suas minúcias...

    ResponderExcluir