Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ideologia da produtividade científica....



Mas há muita injustiça em tudo isso. Pois já não dá para suportar este "neo-liberalismo" científico que explora estudantes de graduação, de especialização, de mestrado e doutorado, colocando-os numa linha de montagem que só enriquece o Currículo Lates de alguns orientadores que, por suposto, se julgam acima do bem e do mal. Publicam em série. Custe o que custar. Basta observar a descarada promiscuidade nas autorias científicas em tantos artigos publicados. São oito, nove, dez quinze autores num conjunto de artigos que mudam de títulos, mas que na essência permanecem os mesmos. No mesmo artigo são co-autores alunos de iniciação científica do primeiro período da faculdade, formandos, mestrandos, doutorandos e dois ou três doutores. Assim, se constituem os imensos currículos. Empresto alguns reagentes, o laboratório, a máquina de café em troca da co-autoria. É o que denomino de ideologia do "produtivismo" científico.

A ciência deve estar a serviço da humanidade. É um pressuposto ético essencial. Como tal, não deveria ser utilizada como meio de afirmação pessoal, de grupos ou instituições como forma de satisfazer vaidades. Tampouco para excluir pesquisadores cuja história orgulha nossas ciências do esporte e que por assumir atribuições administrativas do mais alto nível não pode competir com a indústria dos

Em nossas faculdades adotamos uma política de pesquisas que se configura num palco de disputas e concorrências que chegam às raias do inadmissível. Repito, é o modelo produtivista de ciência. Nele o que interessa é publicar. Publicar muito. O culto da vaidade ignora tantos outros valores relevantes. Importa, sobretudo, que nos interroguemos se não estamos possuídos de uma mentalidade meramente pragmática onde os objetivos da produção do conhecimento científico se limitam a dar prestigio ao nosso currículo acadêmico, insuflar nossos egos, independentemente do significado humano e solidário que deve guiar nossa prática científica.

Adroaldo Gaya

2 comentários:

  1. Atualmente venho estudando para um concurso da prefeitura de Santo André. A lista dos Autores(teóricos da educação)extensa...Vejo nas leituras que venho fazendo essa questão...só muda o título...A essência da escrita versam sempre nas mesmas direções...

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Costa! Esse é um dos motivos do meu ano de 2011 ter sido um horror... Vc sente que ou faz o jogo ou é carta fora do baralho... E se percebe isso de gente que deveria ser exemplo... Triste!

    ResponderExcluir