Total de visualizações de página

domingo, 2 de agosto de 2015

Fé na propaganda enganosa (meditações sobre a alma dos negócios evangélicos)






Como faço todo sábado, sai de casa cedo para ir visitar minha mãe. Ela mora a alguma distância, portanto, peguei o ônibus. Quando o mesmo cruzou a Av. Antonio C. Costa, escuto a propaganda veiculada por um caminhão de som:

"Dia primeiro de agosto inauguração da nova Igreja Mundial em Osasco. Não percam a maior concentração de fé e milagres de todos os tempos..."

O Apóstolo Valdemiro segue expandindo sua religião e ampliando seus negócios. A frase " concentração de fé e milagres de todos os tempos" merece alguma atenção.

Não sou religioso, nem teólogo, mas aprendi algumas coisas sobre o cristianismo. Para os cristãos o maior milagre de todos os tempos foi o nascimento de Jesus. As maravilhas discursivas e os feitos milagrosos executados por Cristo estão entre os maiores que já ocorreram justamente porque são os primeiros (aqueles que fornecem os paradigmas para os demais e justificam a fé dos seguidores dele desde o século I dC). Portanto, não me parece que o Apóstolo Valdemiro possa realizar os maiores milagres de todos os tempos. Ele é um cristão que ousa se colocar acima de Jesus?

Na Idade Média, Valdemiro certamente seria acusado de heresia e queimado como bruxo ou necromante.A heresia deixou de ter relevância jurídica, mas a propaganda da Igreja Mundial pode ser avaliada à luz da legislação em vigor.

O Apóstolo Valdemiro gerencia sua religião como um negócio e a transformou num balcão de negócios. Tanto que amealhou uma considerável fortunahttp://noticias.r7.com/brasil/noticias/apostolo-milionario-mora-em-mansa.... Os fiéis pagam o dizimo que sustenta financeiramente o empreendimento e a vida luxuosa dele. A propaganda da Igreja Mundial deveria ser avaliada e julgada à luz do Código de Defesa do Consumidor? Quem for à inauguração e não receber um milagre pode processar a Igreja por propaganda enganosa?

Já existem estudos sobre o estelionato religioso:http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/outros-destaques/a-ma-fe-de-p... . Não seria o caso da Polícia monitorar a referida inauguração para investigar se os milagres prometidos serão autênticos ou forjados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário