Total de visualizações de página

sábado, 22 de junho de 2019

"Democracia em vertigem", um filmaço!

Por Gilberto Maringoni


Acabo de assistir 'Democracia em vertigem', de Petra Costa, no Netflix. Quando a tela escurece e começam os créditos finais, me pego em estado catatônico na poltrona. A cabeça lateja, enquanto, por alguns minutos, encaro o nada diante do nariz.

Petra mistura crônica pessoal e familiar com as monumentais turbulências nacionais dos últimos anos. É o traço maior de sua narrativa: combinar intimismo - em sua voz quase infantil - com imagens absolutamente bestiais de esperança e tragédia, numa costura que recua e avança, ao longo de quatro décadas. Ela vai das greves de São Bernardo à posse de Bolsonaro, numa toada magnética que nos suga por pouco mais de duas horas.

Há poucos depoimentos para tanto tempo. Dois são especialmente afiados, os de Roberto Requião e de Gilberto Carvalho.

O ex-senador do Paraná externa frases curtas, como se declamasse um conto de seu conterrâneo Dalton Trevisan, nos instantes que antecedem a votação do golpe pela Câmara, em abril de 2016. "É a economia, e não a corrupção! Se a economia estivesse bem, nada disso aconteceria". Petra insiste e ele retoma, 'é a economia". As opções de Dilma ajudaram a construir o desastre.

O ex-ministro, por sua vez, destoa da maioria dos líderes petistas e vai também ao que importa: "Achamos que poderíamos ser amigo dos grandes. Esquecemos do que nos propúnhamos na luta política com o que chamávamos ‘pé-dentro, pé-fora'. Ou seja, um pé na luta institucional; o outro na mobilização social. Ficamos concentrados no pé-dentro. “
Começamos a fazer como os outros naquilo que condenávamos em financiamento de campanhas. É dali que vem a corrupção".

A cineasta integra, com seus pais, a ala esquerda de um importante clã mineiro, acionista da empreiteira Andrade Gutierrez. Não os poupa: "Grande parte de minha família votou em Bolsonaro". Evidencia não haver bons ou maus, mas "a luta de classes", como diz a certa altura, sem chavões panfletários ou lições de moral.

Narrativas sempre são datadas. Ou se recontextualizam a cada tempo. Ler Machado de Assis hoje é diferente de lê-lo no final dos oitocentos. Uma ideia comumente difundida, de que o escritor teria ignorado a escravidão, cai por terra em novo exame. Ao mostrar aspectos da vida de altos funcionários públicos e de uma diminuta classe média que prosperara a partir do crescimento econômico pós-Guerra do Paraguai, Machado nos abre frestas perceptíveis em comportamentos atuais da pequena burguesia para cima. A brutalidade do cativeiro e da distinção social está implícita em cada linha de seus romances maduros, mesmo que ele não toque diretamente no assunto. A elite econômica machadiana, em sua sede de status, está em cena na vida real hoje.

Petra terminou o filme antes das grandes manifestações de maio/junho último e das revelações do Intercept que desnudam a farsa judicial que condenou Lula, manipulou a opinião pública e levantou suspeitas de fraude sobre o resultado das eleições de 2018. Agora, ele ganha nova leitura.

A sensação de estupefação e entorpecimento de espectador no final da fita pouco a pouco se desvanece quando atentamos para o som ao redor e percebemos que o admirável mundo novo dos milicianos de toga, farda e terno começa a apresentar rombos no casco.

Não sei se é meu vício militante que me impede de aceitar situações sem saída, mas o certo banzo na poltrona é substituído em poucos minutos por uma raiva imensa desses filhos da puta.

Raiva faz a gente andar para frente.

Filmaço! Dá vontade de aplaudir de pé...

Nenhum comentário:

Postar um comentário